Lagoa assinala 18 anos da rede portuguesa dos municípios saudáveis

Lagoa municipio saudavel bandeira rede (2)

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, hasteou, esta manhã, a bandeira comemorativa do 18º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, no edifício Paços do Concelho.

Na ocasião Cristina Calisto Decq Mota, referiu que, “a Lagoa é um dos três municípios a nível regional que pertence à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, atuando neste campo com o desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias que vão ao encontro destes pressupostos, designadamente ao nível de diversas atividades de educação ambiental, culturais e desportivas”.

Segundo a autarca, o Município tem levado a cabo uma aposta ao nível da promoção de consultas de saúde no âmbito do plano municipal de combate às dependências, realização de atividades físicas de participação gratuita, bem como alertas para estilos de vida mais saudáveis dos munícipes.

Neste sentido, tem sido aposta da Câmara Municipal a requalificação de um conjunto de infraestruturas desportivas, designadamente Aquafit, circuito de manutenção da cidade de Lagoa, abertura de trilhos pedestres, destacando-se também a reabilitação de diversos polidesportivos municipais de acesso gratuito a todos os lagoenses.

Refira-se que, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem por objetivo (segundo os princípios da estratégia Saúde para Todos da Organização Mundial de Saúde) a promoção de estratégias locais integradas para a saúde e desenvolvimento sustentável, procurando qualificar o bem-estar físico, mental, social e ambiental das pessoas.

Estabelecendo correlações entre o ambiente, o planeamento urbano, a educação, a exclusão social/pobreza, o emprego/desemprego, a situação social e económica e a saúde, esta rede demonstra que intervir em prol da saúde, é ter presentes todas estas ações intersectoriais.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*