Biblioteca proporciona uma noite para os mais novos

Biblioteca Lagoa noite para jovens

A 30 de outubro, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira volta a proporcionar aos mais novos uma experiência singular a dormir na biblioteca. Direcionada a crianças entre os 7 e os 12 anos, esta iniciativa, que se tem revelado um grande sucesso, já vai na sexta edição, tendo a Biblioteca Municipal de Lagoa sido a primeira na ilha de S. Miguel a realizar uma iniciativa desta índole.

Este ano, sob o tema “Foi-se embora a luz”, pretende-se dar a oportunidade de os mais novos experienciarem como eram passadas as noites em tempos que não havia luz elétrica, ao mesmo tempo que será trabalha a literatura, sobretudo, de cariz oral.

Serão contados à luz do candeeiro de petróleo e entre a desfolha do milho os “casos” e lendas de outros tempos. Transformados numa atividade lúdica, procurar-se-á trabalhar hábitos do quotidiano de outrora, como a confeção de mantas, a separação de feijões, numa espécie de gincana. Ao encerrar da noite, as adivinhas e as lengalengas chegarão com o velho das botas. Na manhã seguinte, as crianças irão preparar a sua trouxa e embarcarão numa viagem surpresa levando-as a conhecer ofícios antigos.

Atualmente todas as inscrições já se encontram preenchidas, o que revela a adesão que a iniciativa tem tido junto do público-alvo.

Recorde-se que, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira assinala este mês de outubro quatro anos de existência e que tem procurado trabalhar com diversos públicos, visando a promoção da leitura, uma educação para as correntes artísticas e a promoção da cultura e identidade local.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*