Governo Regional corta apoio às crianças que mais necessitam

povoacao-Escola-secundária

Notícia veiculada pela Comunicação Social dá conta de que existem centenas de reclamações de açorianos em dificuldades porque os seus filhos foram cortados dos apoios do Governo Regional para a Acão Social Escolar.

Nos últimos anos, o número de alunos que recorre aos apoios da Ação Social Escolar (e que é o retrato da atual sociedade açoriana), tem vindo a aumentar de forma preocupante em consequência da situação socioeconómica de grande fragilidade que se vive na nossa Região.

Segundo, o próprio Governo Regional, no passado ano letivo, cerca de 65 por cento das crianças das nossas escolas tinham necessidade de apoios da Acão Social Escolar, havendo escolas em que esse número ultrapassa os 90 por cento.

Por outro lado, todos os anos as escolas da região referem as dificuldades sentidas para prestar apoio a todos os alunos que o solicitam.

Este é o mesmo Governo Regional que fez chumbar uma proposta do PSD/Açores no Orçamento e Plano de 2015 que previa aumentar as verbas para apoiar as crianças carenciadas através da Acão Social Escolar.

Ao invés, o governo regional insistiu em gastar esse dinheiro no capricho socialista da Casa da Autonomia, destinada apenas a dar ocupação a alguns socialistas que ficaram desocupados na anterior legislatura.

É pena que para satisfazer alguns socialistas exista sempre dinheiro, mas que ele falte onde é mais necessário, como é o caso da Ação Social Escolar.

A verdade é que a situação é aflitiva para muitos pais e um flagelo para muitas crianças, agravada pelo facto de os apoios, segundo as denúncias públicas, serem muitos mais restritivos do que no Continente ou Madeira.

Face a esta situação, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores exige que o Secretário Regional da Educação e Cultura explique aos açorianos as razões desta falta de solidariedade e de respeito pela situação económica e social dos alunos.

Sendo assim, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores, requereu a audição urgente do Secretário da Educação na Comissão Parlamentar Permanente dos Assuntos Sociais.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*