Unidades de Saúde e Hospitais com Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco

Luis Cabral secretario saude Açores

O Secretário Regional da Saúde anunciou a criação de uma Rede Regional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos Hospitais e Unidades de Saúde de Ilha (USI) com atendimento pediátrico.

Luís Cabral, que falava à margem do II Fórum da Saúde de Nordeste, adiantou que será publicado na segunda-feira o despacho que permite a criação destes núcleos, acrescentando que terão como missão “contribuir para a informação prestada à população” nesta matéria.

Luís Cabral disse ainda que estas equipas ficarão também encarregues de “prestar apoio aos profissionais e equipas de saúde no que respeita à sinalização, acompanhamento ou encaminhamento dos casos, especialmente na gestão das situações de caráter mais urgente e perigoso”.

Os trabalhos do II Fórum da Saúde de Nordeste, subordinados ao tema ‘Crescer saudável para dar vida aos anos’, estão centrados nos problemas de saúde infanto/juvenis e nas medidas a tomar para precaver esses problemas.

Na sessão de abertura, Luís Cabral elogiou o “excelente trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Programa Regional de Intervenção Precoce, da Secretaria Regional da Saúde, “através das várias equipas técnicas e da sua equipa de coordenação”, onde se tem verificado uma “melhoria significativa do apoio e uma melhor gestão dos recursos disponíveis”, o que se traduz “num trabalho de qualidade em todas ilhas do arquipélago e num bom exemplo a nível nacional e até mesmo internacional”.

O titular da pasta da Saúde destacou também, em nome do Governo dos Açores, o esforço e a pronta resposta dos profissionais do Centro de Saúde de Nordeste aquando da intempérie que afetou este concelho da ilha de S. Miguel no início do mês.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*