Deputado da coligação será “embaixador” dos “bons” produtos açorianos em Lisboa

leonor e lurdes 2

As candidatas da Coligação CDS-PP/PPM “Aliança Açores”, Leonor Oliveira e Lurdes Ponte, assumiram recentemente, que caso consigam eleger um Deputado à Assembleia da Repúblicas nas eleições do próximo dia 4 de Outubro, esse eleito vai assumir-se como “embaixador dos produtos açorianos de grande qualidade no Continente português”.

Após uma visita à Fábrica de Chocolates “O Chocolatinho”, na Vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, as segunda e terceira candidatas da lista da coligação comprometeram-se a “promover ações de degustação dos produtos açorianos junto dos demais Deputados da Assembleia da República e de outras entidades”, apontando ainda a necessidade de se melhorar o serviço público de transporte de carga para o exterior dos Açores como forma de incrementar as exportações das ilhas.

“Entendemos que o empreendedorismo jovem, como aquele que acabamos de ver nesta pequena empresa, se deve constituir para além de uma oportunidade, sobretudo para os jovens, uma forma de sustentabilidade social. Entendemos também que se deve consolidar a economia assentando-a na inovação e transformação de produtos, pois, para além de criarmos valor acrescentado, também criamos emprego e riqueza”, disse Leonor Oliveira aos jornalistas no final da visita.

Por outro lado, frisou a número dois da lista encabeçada pelo professor universitário Félix Rodrigues, “é urgente resolver em definitivo o serviço público de transporte de carga aérea nas rotas liberalizadas de São Miguel e Terceira.

Como se sabe, no âmbito das novas obrigações de serviço público ainda não apareceram transportadoras interessadas neste serviço. Uma eficaz e eficiente rede transportes é essencial para garantir o aumento das exportações dos produtos açorianos, o incremento da sua comercialização noutros mercados, dando maior visibilidade aos excelentes produtos dos Açores”.

Assegurando que “os produtos açorianos são únicos e de grande qualidade”, como é por exemplo o ananás, o chá, o café de São Jorge (produtos únicos no contexto da produção na Europa), ou mesmo “se não o melhor um dos melhores leites e uma das melhores carnes do mundo”, Leonor Oliveira considerou assim que “se exige um diálogo constante entre o Governo Regional e Governo da República em torno da eficácia das obrigações de serviço Público de carga entre os Açores e o exterior da Região”.

As candidatas da coligação CDS/PPM asseguram também o desiderato de, “no sentido do aumento das exportações, trabalhar na República, junto das entidades responsáveis, para que os produtos açorianos possam ser cada vez mais e melhor promovidos no âmbito das ações de diplomacia económica”.

DL/CDS-PP/PPM

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*