Governo dos Açores “está e quer estar ainda mais ao lado das famílias”, afirma Piedade Lalanda

2243

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que o Governo dos Açores, através dos serviços de Ação Social, “está e quer estar ainda mais ao lado das famílias”, tendo desenvolvido nesse sentido vários programas no âmbito da Educação Parental, destinados a pais com crianças entre os 2 e os 13 anos, que visam proporcionar apoio socioeducativo, na ótica de “uma parentalidade positiva, que melhore os laços entre pais e filhos”.

Piedade Lalanda destaca a “enorme importância” do projeto de Educação Parental quando dirigido a pais com filhos com necessidades educativas especiais.

Nesse sentido, a responsável pela pasta da Solidariedade Social revelou que o Executivo açoriano quer estender estas ações de apoio a mais famílias e concelhos, promovendo já a partir de 8 de abril, em Ponta Delgada, uma iniciativa intitulada “Mais família, Mais criança”, integrada na intervenção precoce.

“Considerando que a intervenção precoce atua de forma integrada no contexto da família, a partilha de boas práticas e de experiências em que assenta este programa de educação parental será certamente uma mais-valia no apoio às crianças e aos agregados familiares, em prol do desenvolvimento saudável e da felicidade de todos”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que a intervenção precoce “é da maior relevância” para o Governo dos Açores.

Para a Secretária Regional, esta intervenção, enquanto “ação integrada, atua no domínio da problemática da deficiência, não apenas na defesa dos direitos da criança, mas na defesa dos direitos humanos”.

A Secretária Regional frisou que “é um direito básico das crianças viver num contexto de bem-estar familiar, apoiadas e acarinhadas por laços afetivos positivos, que potenciem o seu sucesso, como pessoas, em casa ou na escola, na relação com os outros e, num horizonte maior e futuro, que promovam a sua inclusão social efetiva”.

DL/GaCs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*