Governo dos Açores anuncia abertura de concursos na área da ciência no valor de cerca de 340 mil euros

Açores-noticias-Observatório-Vulcanologico-Lagoa

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura anunciou a abertura, durante o primeiro semestre de 2014, de diversos concursos no âmbito do sistema de incentivos ProScientia, de apoio à comunidade científica nos Açores, no valor de cerca de 340 mil euros.

Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem da visita ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, na Lagoa, revelou que, ainda no mês de março, serão abertos os concursos para participação e organização de reuniões científicas, assim como de integração em organizações e redes científicas internacionais, no valor de cerca de 100 mil euros.

Em maio serão abertos os concursos, no valor de cerca de 240 mil euros, para apoio a publicação de edições científicas, ao funcionamento dos centros de investigação e para a contratação de cinco bolseiros que terminaram a bolsa em 2014, acrescentou o Secretário Regional.

Luiz Fagundes Duarte revelou também que o Governo dos Açores tem planeada para este ano a concretização de um programa de apoio ao desenvolvimento das atividades de ensino experimental nas escolas.

A importância deste tipo de conhecimento chegar às escolas foi destacada pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, para quem “é fundamental que os alunos tenham acesso a essa informação numa linguagem rigorosa, mas acessível”.

No Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, localizado na Atalhada, em S. Miguel, Luiz Fagundes Duarte destacou “a valia do saber e do conhecimento” em exposição, a partir de hoje enriquecido com um novo espaço intitulado “Evolução – resposta a um planeta em mudança”.

DL/GaCS

Categorias: Educação

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*