Lagoa organiza mini jornadas da pastoral da família

Igreja Matriz Santa Cruz (1)

A Ouvidoria da Lagoa, em colaboração com o Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar e Apostolado de Leigos, organiza hoje e amanhã, dias 20 e 21 de março, as Mini Jornadas da Pastoral familiar subordinadas ao tema “Família e Igreja Doméstica”, que decorrerão no Salão Paroquial da Igreja de Água de Pau, no concelho da Lagoa, entre as 20h00 e as 21h30.

A formação, destinada a todas as paróquias da ouvidoria da Lagoa, tem por objetivo desencadear o protagonismo da família na construção da Igreja a começar no ambiente doméstico.

“Igreja doméstica” significa que, “em cada família cristã, dever-se-iam encontrar os diversos aspetos da Igreja inteira, isto é a família como Igreja tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e de onde o Evangelho irradia”, acrescenta uma nota da Ouvidoria.

“A pastoral da família só faz sentido se ela for a principal protagonista da ação e do testemunho no seu próprio seio”, diz um dos co-organizadores da iniciativa que orientará as jornadas, Pe José Constância,  sublinhando a este propósito o Concílio Vaticano II, onde a questão foi abordada com “muita clareza incentivando a presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família e isso deve ser cultivado nos dias de hoje ainda com maior pertinência”, seguindo a ideia de que “é no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar o mundo”.

Esta formação já é desenvolvida há algum tempo nesta Ouvidoria, reunindo casais de todas as paróquias, mais ou menos ligados aos movimentos da família na Igreja, em colaboração com casais que integram a equipa diocesana da pastoral familiar.

No primeiro dia, 20 de março, haverá um momento de oração e palavras de abertura pelo Pe João Furtado, pároco de Água de Pau, seguindo-se a primeira reflexão sobre a Família enquanto Igreja Doméstica, com o Pe José Medeiros Constância e dois casais do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Família.

No segundo dia das jornadas serão desenvolvidos vários temas, envolvendo a participação de vários casais – A Família, Comunidade Solidária; A Família, Comunidade Orante e A Família, Comunidade Educadora- seguindo-se um período de reflexão e debate.

Recordo que a família está no centro das atenções do próprio Papa que convocou um sínodo sobre a temática, que se realizará em Roma no próximo mês de Outubro.

DL/Diocese

Categorias: Religião

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*