II Jornadas Científicas dos Açores vão ter lugar em junho

Açores-Noticias-Diario-Digital-Lagoa-Educação-Jornadas-Cientificas

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura anunciou que as II Jornadas Científicas dos Açores terão lugar em junho, na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Luiz Fagundes Duarte, que falava no início de uma visita de dois dias a projetos de investigação científica em curso na ilha de S. Miguel, salientou ainda que as atas relativas à primeira edição destas jornadas, que se realizaram em junho de 2013, em Ponta Delgada, entram esta semana em discussão pública.

A comunidade científica poderá dar, desta forma, outros “contributos” para enriquecer os documentos, que serão apreciados, na primeira quinzena de junho, pelos participantes das jornadas que decorrerão na ilha Terceira, acrescentou o Secretário Regional.

Luiz Fagundes Duarte frisou que, deste debate, sairá o documento definidor da política científica dos Açores para os próximos anos, definindo-se áreas de intervenção prioritária e de interesse para a Região.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visitou o Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, onde decorre o projeto denominado “Caraterização da reatividade potencial de agregados vulcânicos do arquipélago dos Açores: implicações na duração do betão”, realçando o trabalho científico que está a ser feito na Região.

Este projeto, classificado de excelente, “dá-nos esperança de que temos gente muito boa a trabalhar no terreno e que esse trabalho pode ser continuado e aproveitado pelas empresas”, afirmou Luiz Fagundes Duarte.

Nesse sentido, considerou que este projeto torna evidente que “a investigação científica pode ter retorno, não só em termos de qualidade das nossas construções, mas também económico, dada a interligação com as empresas, o que é fundamental“.

Esta visita é, assim, de “conhecimento e de reconhecimento, porque temos excelentes investigadores e porque o trabalho desenvolvido pode ser útil para a Região”.

O projeto em curso no Departamento de Geociência da Universidade dos Açores tem como parceiros diversas empresas nacionais e regionais e possui ligações a universidades nacionais, EUA, Canadá e Japão, sendo financiado pelo Governo dos Açores em mais de 76 mil euros.

DL/GaCS

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*