Festas em honra de São Pedro Gonçalves Telmo realizam-se este fim de semana na Lagoa

Sao Pedro Gonçalves Telmo Procissão amritima Lagoa Açores

É já este fim de semana, dias 20 e 21 de junho, que se irá celebrar as festividades em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, santo padroeiro dos pescadores desta cidade de Lagoa.

Este evento religioso mobiliza um crescente número de pessoas ao Porto dos Carneiros para participarem nestas festividades que, de ano para ano, tem ganho uma relevância cada vez maior, sendo considerada já uma das grandes festas religiosas da cidade, por ter um ritual próprio.

Para além de possuir uma forte componente religiosa pela ligação com o padroeiro dos pescadores – São Pedro Gonçalves Telmo, esta festa destaca-se também pela sua animação musical, aliada à boa gastronomia.

No âmbito do programa das festas, no dia 20 de junho, sábado, a partir das 20h30 haverá um desfile de tambores protagonizado pelo Agrupamento de Escuteiros 1290 de Santa Cruz, seguindo-se a animação musical com o Grupo Som do Vento, pelas 21h30 e de Pedro Carreiro e Kátia, a partir das 21h30. A noite encerra com a atuação da Banda 8, que sobe ao palco pelas 22h30.

No domingo, 21 de junho, predomina a componente religiosa das festividades, com a missa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, celebrada na igreja de Nossa Senhora do Rosário a partir das 12h00, a que se seguirá uma procissão até ao Porto dos Carneiros, seguida de um cortejo marítimo com os barcos dos pescadores a levarem a população, bem como a imagem do padroeiro S. Pedro Gonçalves Telmo e que contará com a presença do Secretário Regional do Mar, Tecnologia e Ciência, Fausto Brito, em representação do Governo Regional dos Açores.

Posteriormente, seguir-se-á o convívio entre pescadores e a população, com o tradicional churrasco de sardinhas, acompanhadas de batata cozida, arroz doce e massa sovada, num convívio que promete juntar várias centenas de pessoas, tal como nos anos anteriores, onde não faltará animação para os mais pequenos, com pula-pulas e muita animação infantil. A animação musical ficará a cargo do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, a partir das 21h00, seguindo-se Nova Dupla, pelas 21h30 e a atuação da banda Diapasão, a partir das 22h00.

Esta festa é organizada pelos pescadores do Porto dos Carneiros, juntamente com o Centro Social e Cultural da Atalhada, tendo a forte colaboração e apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagoa e também do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*