Morreu D. José Policarpo

(c) direitos reservados

(c) direitos reservados

Morreu D. José Policarpo aos 78 anos

. O actual patriarca emérito de Lisboa morreu na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta, num hospital de Lisboa, onde deu entrada depois de se ter sentido mal na manhã desta quarta-feira.

O Presidente da República já enviou uma mensagem de condolências à família do patriarca emérito de Lisboa e à Igreja Católica portuguesa. “Portugal foi tristemente surpreendido pela notícia da morte do patriarca emérito de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

Todos os portugueses, crentes e não crentes, lamentam a perda de uma personalidade ímpar, que pela lucidez serena e pela luminosa inteligência da sua palavra constituiu, ao longo de décadas, uma das mais importantes referências éticas e espirituais da nossa sociedade”, refere a mensagem de condolências de Aníbal Cavaco Silva, divulgada no site da Presidência da República.

Cavaco Silva lembra que D. José Policarpo “dedicou a sua vida à causa da Igreja, sendo um dos principais responsáveis pela concretização, no nosso país, da renovação eclesial iniciada pelo Concílio Ecuménico do Vaticano II” e que “norteou a sua presença na vida pública pelos ideais da tolerância, da autenticidade e da fidelidade aos valores em que acreditava, assumindo o serviço aos outros, em especial aos mais carenciados, com exemplar generosidade e admirável espírito de entrega”.

 

Categorias: Religião

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*