Castelo Centro Cultural acolhe a exposição “A Caloura através do Desenho”

Centro-Cultural-Caloura-

No próximo dia 16 de maio, o Castelo Centro Cultural, na Caloura, inaugura uma exposição de desenhos em diário gráfico, intitulada “A Caloura através do Desenho”, pelas 17h30.

Trata-se de uma exposição organizada pelos Urban Sketchers Açores, em parceria com a Associação Histórias Sábias – Património Cultural, Artístico e Arqueológico, que assim apresentam os seus trabalhos, como forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sendo que também promoveram uma visita guiada pela Caloura. 
Os desenhos realizados em diário gráfico, no âmbito desta visita, estarão em exposição no Castelo Centro Cultural até dia 13 de junho, de segunda a sábado, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. 

Este ano, o dia Internacional de Monumentos e Sítios, data instituída pelo ICOMOS Internacional, teve como tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”. Como forma de assinalar esta data, a HS – Histórias Sábias-Património Cultural, Artístico e Arqueológico, associou-se ao grupo Urban Sketchers Açores para promover uma visita guiada por alguns pontos de interesse histórico e cultural da Caloura, nomeadamente o Porto da Caloura, a Ermida e Convento da Caloura, O Castelo Centro Cultural e a Ermida de S. Pedro Gonçalo Telmo. Em cada um dos pontos, contou com uma breve explicação dos mesmos por parte da Dra. N’Zinga Oliveira, Dr. Sérgio Rezendes, Dr. Pedro Pascoal, Dr. Pedro Jácome, Pintor Tomaz Borba Vieira e Roberto Medeiros. 

Os “Urban Sketchers Açores” são um movimento internacional, nascido nos Estados Unidos em 2007, sendo há vários grupos USk por todo o mundo, organizados por países ou cidades. Cada grupo é composto por várias pessoas de várias idades e das mais diferentes áreas profissionais – não necessariamente artística – mas com um propósito em comum: registar o mundo que os rodeia através do Desenho, servindo assim o último ponto do Manifesto dos USk: “mostrar o mundo, um desenho de cada vez”.

Portugal tem um grupo ao qual pertencem três subgrupos regionais, inclusivamente o regional, Urban Sketchers Açores, que nasceu em março de 2014, num evento que contou com a presença de Eduardo Salavisa, Mário Linhares e Ketta Linhares em três dias de workshops, conversas e o primeiro encontro do grupo. Desde então têm promovido vários Encontros em vários pontos da ilha de S. Miguel.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*