Império de São Pedro na Vila de Água de Pau realiza-se de 25 a 29 de junho

 

Espirito-Santo-Agua-de-Pau

A Câmara Municipal de Lagoa volta a promover, de 25 a 29 de junho, o Império de São Pedro, cujas festividades terão lugar no Largo de Santiago, na vila de Água de Pau.

Esta é uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa, que leva a efeito, uma vez mais, a realização do Império de S. Pedro.

Segundo fonte da autarquia, o objetivo dessa iniciativa passa pela preservação e promoção da cultura e das tradições que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e dos açorianos e que contribui para definir a identidade do Concelho e dos Açores naquilo que têm de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo que se assume como uma devoção com grande tradição no seio da comunidade lagoense.

Segundo a presidente da autarquia lagoense, “estas festividades representam a maior manifestação cultural e religiosa do arquipélago que, assim, simboliza um valor fundamental na nossa atualidade, nomeadamente, a partilha. Para o Município, a realização destas tradições mantém vivo o culto ao Divino Espírito Santo e restituiu o estatuto e valor que este tem na história do Concelho de Lagoa”.

Com um diversificado programa, as festividades iniciam-se, na quinta feira com o desfile do Grupo de Tambores UnoJovens de Ponta Garça, seguido da arrematação de gado e a atuação do Grupo de Cantares Vozes do Monte Santo, encerrando este primeiro dia com a atuação do Grupo de Violas Filhos da Terra da Ribeira Chã.

Na sexta feira, dia 26 de junho, assistir-se-á à abertura do quarto do Espírito Santo, com a participação da Sociedade Filarmónica Fraternidade Rural, seguindo-se a bênção da dispensa da carne e da massa. Para este dia, a animação musical ficará a cargo do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, e os tradicionais dizeres da Tia Maria do Nordeste. Já para sábado, está agendado um festival de folclore, com a participação do Grupo Jovem Pauense, Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva e Grupo Folclórico da Casa do Povo do Livramento.

No domingo, 28 de junho, o dia inicia-se com o tradicional cortejo, desde o Largo de Santiago até à Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, seguindo-se celebração da Eucaristia com coroação presidida pelo Reverendo Padre João Martins Furtado. De tarde, será realizada uma procissão com a coroação dos Impérios do concelho que serão convidados para o efeito e com a participação das filarmónicas do concelho. O dia termina com a partilha popular das tradicionais das sopas do Divino Espírito Santo na rua da Ribeira e Largo do Santiago.  Para a animação musical, está prevista a atuação da Tuna Académica Masculina “Os Tunídeos” e a Banda Sétima Geração.

Para segunda feira, último dias das festividade, haverá animação musical pela banda Feedback, encerrando com o sorteio de Domingas, pelas 24h00, seguido da procissão de velas para a moradia da 1ª Dominga.

De referir que, estas festas que são promovidas pelos funcionários do município, envolve a parceria da paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e a junta de freguesia de Água de Pau, e conta com a participação das instituições locais e do povo pauense.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*