Espetáculo “Reflexos de Luz e Sombra” recordou o 25 de Abril de 1974

Sessao-25-abril-41anos-Lagoa-Grupo-Canatres-Santa-Cruz

O 41º aniversário do 25 de Abril foi recordado na Cidade de Lagoa, com a realização de um espetáculo levado a cabo pelo Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.

“Reflexos de Luz e Sombra” assim se intitulou o espetáculo apresentado no Cineteatro Lagoense.

Tratou-se de um projeto que nasceu há cerca de três anos mas que, por diversas razões, só agora foi possível apresentar.

Segundo Bruno Duarte, maestro do grupo e que esteve na direção geral do espetáculo, este apresentou-se como um mistura de teatro, musica e poesia, tendo sido escrito baseado no reportório que do grupo.

A escolha do tema do 25 de Abril surgiu pelo facto de haver poucos espetáculos do género, e uma vez que também são poucos os grupos que têm este género de música e este foi o momento certo para a sua apresentação, considerou em declarações ao Jornal Diário da Lagoa.

Segundo o responsável, este foi um espetáculo que teve como principal objetivo alertar para o estado que se vive atualmente em Portugal, em estrita comparação com a vivência do povo durante o estado novo.

“Neste espetáculo, o 25 de Abril não apareceu como sinónimo de liberdade mas como um alertar de mentalidades que deixou rastros de luz e sombra na forma de pensar dos portugueses. As músicas representam um estado de espírito de quem as escreveu permitindo assim criar uma história fictícia segundo o compilar de ideias tão bem expressas nas letras de cada canção e nos textos apresentados”.

“O espetáculo é um pequeno exercício refletivo para pensar no que fomos, no que somos e no que seremos”, referiu.

“Grândola Vila Morena”, “No meu Quarto”, “Trova do Vento que Passa”, “A Morte Saiu à Rua”, “E Depois do Adeus”, foram alguns dos temas escutados numa noite de casa cheia.

A direção geral do espetáculo esteve a cargo de Bruno Duarte, a direção de atores de Bruno Duarte e Mário Sousa.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*