Câmara Municipal de Lagoa lança Guia do Património Cultural do Concelho

Guia-patrimonio-cultural-Lagoa-CML

A Câmara Municipal de Lagoa irá lançar o Guia do Património Cultural do Concelho de Lagoa, cuja apresentação do mesmo ficará a cargo do historiador José de Mello. O lançamento deste guia terá lugar na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, no Convento dos Franciscanos, no dia 18 de maio, pelas 20h30.

Esta é uma iniciativa que serve para assinalar o Dia Internacional dos Museus, disponibilizando, deste modo, um importante instrumento de divulgação da história do concelho de Lagoa e do seu vasto património cultural e que, entre imagens e textos, mostra o contraste entre o passado, o presente e o futuro.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Lagoacom o lançamento deste guia “parte-se à descoberta do património do concelho de Lagoa, conhecendo-se um dos magníficos recantos da ilha de São Miguel e do arquipélago dos Açores”. Aliás, e segundo a autarca, “a Lagoa em virtude das boas acessibilidades que detém, do esforço conjunto das suas instituições e associações, bem como do eminente desenvolvimento económico, social, político e cultural, que se assistiu a um grande progresso que se refletiu também na valorização do seu património e história”.

A autarca refere ainda que é através deste guia que o município pretende partilhar e reviver o património histórico e cultural que, segundo Cristina Calisto Decq Mota, “é a simbiose perfeita de contrastes, por entre imagens e texto, do que o concelho de Lagoa convida a explorar e contemplar”.

Uma nota da autarquia recorda que esta tem vindo a apostar cada vez mais no setor cultural e também turístico, empenhando-se, como refere a autarca “na preservação das reservas florestais do concelho, nomeadamente o Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela e Baixa D’Areia, dos núcleos museológicos, importantes imóveis de riqueza cultural do concelho, como é o caso da Casa do Pescador, Casa Museu Maria dos Anjos Melo, Museu Etnográfico do Cabouco, Fábrica de Cerâmica Vieira, Casa das Memórias, Mercearia Central – Casa Tradicional, bem como em infraestruturas de componente mais moderna, como é o caso da Expolab, do Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores”.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*