Lagoa volta a acolher “Noite das Estrelas” 

Cartaz Noite com as Estrelas 18 setembro Pousada

Pelo segundo ano consecutivo, a Pousada de Juventude de Lagoa volta a acolher uma atividade de observação noturna na noite de 15 maio, entre as 21h00 e as 23h00, intitulada “Noite das Estrelas”.

Esta é uma iniciativa que a Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com o Centro de Ciência OASA – Observatório Astronómico de Santana Açores. A autarquia volta, deste modo, a proporcionar aos lagoenses a possibilidade de se deslumbraram com as maravilhas do céu noturno, através de telescópios preparados para observação de planetas e outros objetos do céu profundo.

Uma vez mais, nesta observação de 15 de maio, todos os presentes podem visualizar a nossa Lua, numa noite de lua cheia, muito próxima de Marte, outro dos planetas visíveis no nosso céu, bem como Saturno, onde será possível evidenciar o seu sistema de anéis e algumas das suas luas.

Durante esta observação, será também apresentado um pequeno roteiro do céu, dando a conhecer as principais estrelas e as mais importantes constelações. Aliás, neste roteiro será ainda possível destacar alguns métodos de orientação, utilizando as estrelas e as constelações.

Esta será uma atividade que não carece de marcação prévia e a participação na mesma será totalmente gratuita. Trata-se de uma iniciativa que se insere na política de dinamização cultural levada a cabo pelo município da Lagoa, com o intuito de promover e divulgar a astronomia com todos os lagoenses, procurando, deste modo, sensibilizar para a beleza natural do céu na sua conjunção com a paisagem natural.

Refira-se que, o OASA é um Centro de Ciência, pertencente à rede de Centros de Ciência da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, que tem como principal objetivo a divulgação científica no âmbito de temáticas relacionadas com a Astronomia.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*