VII Feira do Livro na Lagoa dedicada a Antero de Quental

Feira Livro lagoa

O escritor, filósofo e poeta Antero de Quental será o tema subjacente à VII Feira do Livro que terá lugar no Convento dos Franciscanos.

O ex libris do concelho é, assim, pela quarta vez consecutiva, o cenário da Feira do Livro na Lagoa, tratando-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, através da sua Biblioteca Municipal, e em parceria com a Escola Secundária de Lagoa e que decorrerá de 18 de abril a 3 de maio. 

Cristina Calisto Decq Mota, presidente da edilidade lagoense, salienta a importância deste evento  como sendo de grande relevância para o concelho, sobretudo pela sua diversa oferta educativa e cultural destinada a diferentes públicos. 

A abertura oficial da feira far-se-á no dia do nascimento de Antero de Quental, 18 de abril, pelas 17h00, com a inauguração de exposições e momentos artísticos, destacando-se como momento mais alto a inauguração da exposição intitulada Antero- para além dos sonetos e que contará com as palavras de abertura de José Couto que, há largos anos, tem-se interessado pelo trabalho do poeta. O momento servirá, igualmente,  para dar a conhecer ao público em geral diversos aspectos da vida e da obra de Antero. Serão também apresentadas ao público diversas obras de artistas que se inspiraram no poeta-filósofo. Desta feita, o Convento dos Franciscanos irá acolher obras de Canto da Maia, Domingos Rebelo, Tomaz Vieira, Raposo França, Urbano e Francisco Couceiro. De salientar igualmente a presença da primeira maquete para o monumento a Antero na sua cidade natal, da autoria de Teixeira Lopes. Estarão também expostos alguns objectos, como os sapatos de Antero de Quental e relíquias anterianas.

Outras atividades se destacam como seja a de 24 de abril: o serão de estórias “As fadas… Ei creio nelas!”, destinado para famílias e dinamizado por Joana Resendes. Igualmente prevê-se uma palestra para alunos do ensino secundário, encerrando o programa da feira com o telefilme “Anthero – O palácio da Ventura”, no dia 2 de maio.

 Como já foi referido, a feira terá um programa diversificado, pelo que contemplará outras atividades formativas (palestra sobre a promoção das inteligências múltiplas da criança, workshop de fantoches de esponjas, uma oficina de Clown dinamizada por Maria Simões e um workshop de escrita), bem como uma noite à conversa com o escultor José Maria França Machado, agendada para dia 30 de abril, às 20h30.

Para além destas atividades, o público dispõe ainda de mais de 1500 livros a preços mais acessíveis, disponibilizados por várias editoras e gráficas como Bertrand, Letras Lavadas, Plano A, Tabacaria Açoreana, e publicações de outras instituições.

A VII Feira do Livro poderá ser visitada aos fins de semana e feriados das 14h30 às 22h00 e dias úteis das 14h30 às 18h00.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*