Ribeira Grande cria tutor do estudante no continente

Ribeira-Grande-bolsas-estudo-

A Câmara da Ribeira Grande pretende criar “ainda este ano”, a figura do “tutor para os estudantes do concelho” que venham a ingressar no ensino superior e que se desloquem para o continente português pela primeira vez. 

Esta intenção foi anunciada pelo presidente da edilidade aquando da cerimónia pública de assinatura e entrega das bolsas de estudos a alunos do ensino superior, realizada ao final da manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

Com a criação da figura do tutor do estudante, pretende a autarquia “estabelecer parcerias com estudantes que já estão no continente para que possam acolher, aconselhar e encaminhar aqueles que saem da ilha pela primeira vez”, referiu. 

Este apoio será dado ao nível da partilha de contactos para “alojamento e transporte”, por exemplo, tendo já a Câmara da Ribeira Grande “referências em Lisboa, Porto, Coimbra, Algarve, Braga e Vila Real”, salientou Alexandre Gaudêncio. 

O autarca anunciou também o desejo da autarquia “rever ainda este ano o regulamento de atribuição de bolsas de estudos para que possamos, nos próximos anos, apoiar mais estudantes”, vincando que esta é uma forma de “ajudar a combater o insucesso escolar que regista números elevados no concelho.” 

A Câmara da Ribeira Grande aprovou a atribuição de nove bolsas de estudos a alunos do concelho no ano letivo 2014/15, sendo que a quatro deles foi atribuído o valor máximo previsto no regulamento. O total dos apoios ascende aos cinco mil euros para além das passagens aéreas com destino ao Porto ou Lisboa para aqueles que ingressaram no ensino superior no território continental.

DL/CMRG

Categorias: Educação

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*