“Europa valoriza empreendedores açorianos” 

Ricardo-Serrão-Santos-PS-visita-exploração-hortifloricultura

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos visitou, este sábado, uma exploração hortofrutícola no concelho da Lagoa, ilha de São Miguel. A exploração propriedade de jovens empreendedores está em funcionamento desde 2012 tendo no ano passado recebido dois prémios nacionais. Um prémio na COTHN onde foram vencedores na categoria Inovação Jovem Empreendedor e uma Menção Honrosa na Categoria “Novos Projectos” no prémios da Agricultura.

Em declarações aos jornalistas, após a visita, Ricardo Serrão Santos referiu que “o objetivo desta  iniciativa é, numa altura em que foi anunciada a abertura do período de candidaturas ao Pro Rural +, salientar o impacto dos programas europeus como foi o caso do Pro Rural (2007-2013) no desenvolvimento e modernização de projetos agrícolas mas também de projetos de desenvolvimento local, dando como exemplo esta exploração cujos promotores souberam tirar partido dos apoios da União Europeia e do Governo Regional”.

Para Serrão Santos “este tipo de projetos em que jovens empreendedores, trabalhando  nas suas áreas de qualificação, lançam novos produtos e novas formas de fazer constituem uma mais valia para todos. Criam riqueza, geram emprego e desenvolvem o meio rural”. É, por isso, “importante continuar a criar condições para que isso aconteça” sendo certo que a “Europa valoriza os empreendedores açorianos. Uma vez que as especificidades regionais são tidas em conta quer na concepção dos programas quer noutros mecanismos de apoio específicos”.   

O eurodeputado referiu estar preocupado com o desemprego na Europa especialmente com o desemprego jovem tendo afirmado que “o desemprego jovem, que nos Açores não tem taxas tão elevadas como noutras Regiões ultraperiféricas mas que ainda assim é preocupante, pode e deve ser combatido também por via do empreendedorismo e nos Açores há muitas oportunidades ao nível agrícola mas também ao nível da economia do mar para que isso possa acontecer”.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*