Opinião: “Gaveta de emoções”

Diario-Lagoa-Opinião-Jorge-Machado1

Todos temos visto, nem que seja pelos “media” audiovisuais, a dor que é ver os filhos de Portugal saírem do país, e tão jovens que são, à procura de um trabalho, de uma estabilidade. Tudo porque este mesmo país, renascido de Abril, perdeu os seus “cravos” de liberdade, sem sangue derramado.

Fomos exemplo por essa Europa fora, pela forma como havia-mos revolucionado um país, uma ditadura, na maior das aclamações de que há memória. Todos, naquele tempo, ficamos com a sensação que o tempo mudara. Passados tantos e tantos anos, chegamos á conclusão que nada mudou. Houve sim, alguns “tempos” em que fomos enganados.

Hoje, quando escrevo estas linhas perdidas no tempo, presenciei um “adeus” de uma jovem que vai em procura do seu futuro. Vai, e vai para um país longínquo onde tudo é diferente. Desde o clima à gastronomia, já sem mencionar a dificuldade de linguagem. Mas, garantidamente, que não foi esta a solução que pais e avós haviam pensado para ela, há muito anos atrás. “Alguém“ lhe fica a dever!!! E quem o fica a dever são as “nossas” políticas desastrosas, educação incluída, onde tudo se cortou, sem rodeios, sem olhar à vida social, e onde se incentivou a emigração e o trabalho fora do país como sinal de inteligência e prosperidade, só porque assim era exigido. Pobre de quem assim pensa.

Agora aparece uma Grécia, “mãe” da democracia, a colocar, nem que seja por uns dias, tudo em “sentido”! É que a nossa sociedade não pode, não deve, viver subjugada aos “mandos e desmandos” de quem pensa estar, sentir-se, acima de qualquer “SER” pensante. Só porque têm dinheiro, e, utilizando-o, fazem dos outros seus escravos. Esquecendo-se que são “eles” devedores, perdoados, de valores que estabilizavam toda uma Europa, que se quer credível, e honesta. E da “gaveta”, em Portugal, com emoção ou não, depois de aberta, olhamos e nada temos!!!

Por: Jorge Machado

 

Categorias: Opinião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*