Presidente do Governo dos Açores participa em encontro com a Comunidade Emigrante no Canadá

açores-noticias-diario-lagoa-Vasco-Cordeiro-Cavaco-Silva-Toronto-Canada

O Presidente do Governo participou, esta sexta-feira, num encontro com a comunidade portuguesa no Canadá, no âmbito da visita oficial que o Presidente da República está a fazer a este país, que acolhe uma significativa comunidade emigrante Açoriana e Açor-descendente.

Neste encontro foram condecoradas pelo Presidente da República personalidades Açorianas e Açor-descendentes, caso da cantora Nelly Furtado, do banqueiro Duarte Manuel Ponte Miranda, do empresário Emanuel Linhares, assim como a instituição Luso-Canadian Charitable Society e a Luso-Can Tuna.

Após assistir à cerimónia de imposição das insígnias e à atuação de António Zambujo e de Nelly Furtado, o Presidente do Governo dos Açores participou no convívio com elementos da Comunidade Açoriana presentes no evento, como a Presidente da Casa dos Açores do Ontário, Lucília Simas, o Presidente do International Fórum for Rights and Security, Mário Silva, o city councillor Frank Monteiro, e David Tavares, fundador e CEO da GlobeStar Systems, entre outros.

Vasco Cordeiro está em Toronto para participar em dois eventos integrados na visita oficial do Presidente da República ao Canadá. Além deste encontro, o Presidente do Governo participa, este sábado, numa visita à Luso-Canadian Charitable Society de Toronto, uma instituição dedicada à assistência a pessoas portadoras de deficiência.

A Província de Ontário conta com uma vasta Comunidade Emigrante Açoriana ou Açor-descendente, estimada em cerca de 70 por cento do total da Comunidade Portuguesa, a qual dispõe de um amplo reconhecimento a nível nacional e internacional nas áreas da política, da música e da economia, entre outras.

Em 2013, o Governo dos Açores assinalou os 60 anos da emigração para o Canadá com iniciativas em todas as ilhas.

Os primeiros Açorianos, que viajaram a bordo do navio “Saturnia”, desembarcaram no porto de Halifax, em 1953.

Atualmente, a presença Açoriana em todas as províncias canadianas é visível através das dezenas de organizações culturais, sociais e recreativas que promovem e dinamizam a identidade cultural dos Açores, nomeadamente Casas dos Açores, Grupos Folclóricos, Filarmónicas, Irmandades do Espírito Santo, entre outras.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*