Governo dos Açores lança programa de incentivo ao empreendedorismo social dos jovens

açores-noticias-jornal-diario-Lagoa-juventude-jovens+

Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, apresentou o programa Jovens+, que visa incentivar o empreendedorismo social jovem. 

A Diretora Regional da Juventude afirmou que esta iniciativa representa a procura e implementação de soluções sociais inovadoras e sustentáveis, traduzidas na criação e desenvolvimento de respostas sociais alternativas e mais eficientes destinadas aos jovens.  

Estas iniciativas, segundo Pilar Damião, “permitirão a uma comunidade desenvolver-se de forma sustentável, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população, ampliando o espaço público dos cidadãos em situação de exclusão e risco”. 

O programa Jovens+ tem como áreas prioritárias a prevenção do abandono escolar precoce, a promoção da inclusão de jovens com menos oportunidades, a promoção do voluntariado jovem, o incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade dos jovens e o desenvolvimento de parcerias e integração em rede através de projetos internacionais. 

Segundo Pilar Damião, este é mais um programa que “vai ao encontro dos pressupostos da Agenda Europa 2020 e que, seguramente, servirá de sustentáculo para uma juventude mais inclusiva, mais solidária, mais inovadora e empreendedora”. 

A governante anunciou ainda que, entre 6 a 8 de março, a Direção Regional da Juventude vai proporcionar uma ação de formação em empreendedorismo social, que decorrerá na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, em formato de ‘bootcamp’. 

Esta iniciativa será dinamizada pela Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco e pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES).

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*