Basquetebol está em crescimento na Lagoa

Associação-Juvenil-Clube-Operario-Desportivo-Basquetebol

A Associação Juvenil Clube Operário Desportivo (AJCOD) foi fundada no ano de 2000 tendo desenvolvido, desde então, atividades várias na componente social, quer sejam atividades lúdicas de lazer, campos de férias, encontro de coros, entre outros.

A partir do ano de 2010, a associação integrou a modalidade de Basquetebol no role das suas atividades, sendo que esta modalidade, até então, estava ligada ao Clube Operário Desportivo.

Anualmente são cerca de 140 os atletas que praticam esta modalidade no clube, número que tem vindo a aumentar ano após ano, segundo refere Gilberto Borges, o Presidente da associação.

Em declarações ao jornal Diário da Lagoa o responsável refere que, nos últimos anos, o setor feminino tem vindo a aumentar mais que o masculino sendo que, atualmente, este setor já representa cerca de 60% dos jovens atletas.

A modalidade é praticada por crianças e jovens desde os 6 aos 18 anos, distribuídos por 12 equipas de escalões de formação, sendo que este ano não foi criada uma equipa sénior, ao contrário do que acontecia em anos anteriores.

Segundo Gilberto Borges, os jovens participam regularmente em provas oficiais da Associação de Basquetebol de São Miguel, no caso os sub 14, sendo que escalões mais jovens vão participando em várias provas e encontros convívio que são realizados com outros clubes desportivos da ilha (Ponta Delgada e Ribeira Grande).

Gilberto Borges reforçou ainda a importância da prática do desporto junto dos jovens, mas assume que o grande objetivo é trabalhar no sentido de criar homens e     mulheres do amanhã.

“Fico satisfeito de ver que antigos atletas que treinei singraram na vida. Para mim primeiro está o   estudo e é isso que sempre tentei incutir nos meus atletas”, confessa Gilberto Borges acrescentando que “quando passo por um antigo atleta e vejo que ele é advogado ou engenheiro fico satisfeito, sinto que o trabalho foi bem realizado”.

Segundo o presidente da AJCOD este é o trabalho que é desenvolvido no dia-a-dia, sendo que o objetivo é formar pessoas.

Além desta atividade, a associação realiza ainda alguns concursos de fotografia, campos de férias, participam em eventos realizados por outras entidades, entre outros.

DL

 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*