I Concurso da Raça Holstein Frísia de Outono decorre até domingo

Concurso-Raça-Holstei-Frisia-Outono

A Associação Agrícola da ilha de São Miguel (AASM) está a levar a cabo, até domingo (dia 30), o I Concurso da Raça Holstein Frísia de Outono. 

A decorrer no Recinto da Feira, no Parque de Exposições de São Miguel, este concurso só é possível concretizar com o novo pavilhão Multiusos da Associação Agrícola e que pretende quebrar alguma monotonia, potenciando o espaço construído, dando também oportunidade a outros produtores de estarem a concurso. 

Segundo Jorge Rita, o Presidente da AASM, serão cerca de 150 animais que estarão a concurso, que não tiveram oportunidade de participarem em outros eventos do género, de 60 criadores que marcam presença. 

Outro destaque referenciado por Jorge Rita, é a presença de centena e meia de agricultores a nível nacional. O Presidente da AASM é da opinião que esta visita aos Açores é importante, até porque há que estar atento a este mercado, sendo que há a necessidade de criar alternativas de rendimento nas suas explorações. 

Jorge Rita diz que as explorações agrícolas, nos Açores, não podem estar limitadas à volatilidade do preço do leite, como tem acontecido nos últimos anos. 

Neste âmbito a venda da genética é uma boa alternativa, até porque, segundo Jorge Rita, existe um bom estatuto sanitário da região, existe genética do melhor que existe no mundo, existem bons criadores e potencial em termos de exportação. “Uma série de condições excecionais para que alguns dos criadores possam ter a possibilidade de também terem na sua exploração algum valor acrescentado do trabalho que tem sido feito”. 

Este é um concurso que serve para os próprios agricultores mostrarem o trabalho que tem sido realizado, servindo igualmente como montra essencial aquilo que a região tem, ou seja, um valor acrescentado que tem a ver com a genética adaptada à Região, considera o presidente da AASM. 

No âmbito deste I Concurso Holstein Frísia de Outono, além do concurso de animais, haverá também concurso de queijos e animação musical. 

O Concurso termina no domingo com uma noite e fados a ter lugar no Restaurante da Associação Agrícola.

DL/fotos@AASM

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*