Clube Europeu da EBI de Água de Pau

EBI-Agua-Pau-Europa-Eco-Escola

O Clube Europeu da EBI de Água de Pau apresentou publicamente o seu Projeto “Os Açores a Europa II”, que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior,que levou um grupo de 18 elementos ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, em   Bruxelas. Pelo trabalho realizado anteriormente, o Clube Europeu da EBI de Água de Pau foi classificado como um dos melhores Clubes Europeus do País, no Concurso de Financiamento de Clubes Europeus do Ministério da Educação, tendo sido distinguido com uma Menção Honrosa de entre centenas de Clubes Europeus, num concurso que se destina a todos “os estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo e a   todas as escolas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira que tenham um Clube Europeu em funcionamento e devidamente registado na Base de Dados da Rede Nacional de Clubes Europeus”. 

O tema a concurso era “Portugal no Centro da Europa – contributos portugueses para a construção europeia” e tinha como critérios a adequação dos objetivos específicos e resultados esperados, a originalidade/criatividade, a sustentabilidade/exequibilidade e Impacto/efeitos multiplicadores. Da lista de classificação final, com nove Clubes, o Clube Europeu da EBI de Água de Pau, o único destacado dos Açores e da Madeira, viu assim reconhecido o seu trabalho e     empenho na divulgação da União Europeia, das suas instituições e das suas políticas.

Este ano letivo, o Clube, coordenado pelo professor José Carlos Pereira, tem a colaboração dos professores Lúcia Torres, Graça Sociedade, André Vaz e Vera Rocha e conta com a participação semanal de 25 alunos inscritos.

Os principais objetivos são: (1) Conhecer a União Europeia, suas instituições e suas políticas. (2) Potenciar o diálogo estruturado entre os jovens e os decisores públicos. (3)Participar na discussão de temas do Ano Europeu para o Desenvolvimento. (4) Conhecer outros países, hábitos, tradições, vivências e realidades socio-culturais.

Na apresentação, o Coordenador começou por apresentar as atividades do 1.º período, destacando a atualização do blogue do Clube, que tem mais de doze mil visitas e é um meio privilegiado de comunicação entre os membros, os professores e os familiares, sendo também um excelente meio de divulgação dos nossos projetos. Ainda em     setembro, comemoraram o Dia Europeu das Línguas, com jogos, cartazes e atividades nos vários ciclos de ensino. No entanto, e segundo o professor José   Carlos Pereira,o maior projeto para este ano designa-se “Os Açores e a Europa II”, que prevê que os jovens do Clube Europeu contem com a preciosa colaboração dos decisores políticos, em ações de  diálogo estruturado, pretendendo-se “aproximar os jovens dos decisores públicos, criando cidadãos interessados, jovens com consciência cívica e pessoas empenhadas na resolução do seu presente e na perspetiva do seu futuro”.

Para participar no projeto em causa, os jovens de Água de Pau contam com a preciosa colaboração do Senhor Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, da Senhora Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião Medeiros e com os eurodeputados Ricardo Serrão Santos e Sofia Ribeiro, que virão à nossa Escola proferir palestras sobre temáticas europeias.

Para além do diálogo com os políticos, o Clube irá participar em concursos no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento, terá uma formação sobre o Programa Erasmus, a dinamizar por Marília Simões da Direção Regional da Juventude e estabelecerá parcerias com a Câmara Municipal de Lagoa e com as juntas de freguesia de Água de Pau e Ribeira Chã. Em articulação com os professores do 1.º ciclo, irá colaborar no Projeto “Sou Português, Sou Fantástico” das turmas do 2.º ano. O terceiro período será dedicado à reflexão e divulgação dos resultados do Projeto, que terminará com uma visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo. À semelhança do que fizeram no ano passado, em Bruxelas, este ano   pretendem ir a França para que os jovens possam conhecer de perto as instituições europeias. A parte cultural este ano será em Paris, com a visita ao Museu do    Louvre, Torre Eiffel e Palácio de Versalhes. Em Lisboa, visitarão alguns monumentos como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos.

Na apresentação, que contou com a presença dos pais e encarregados de educação dos alunos e com os decisores políticos participantes, o Coordenador referiu que o Clube irá financiar-se através de subvenções do programa Erasmus e do programa Bento de Góis, através de patrocínios de entidades públicas e privadas e através de atividades dinamizadas pelos pais e  encarregados de educação, como jantares e sorteios a realizar ao longo do ano. Espera-se que, com este projeto, os jovens    fiquem mais despertos, sensibilizados e motivados pelas questões europeias. Ao conhecer melhor a União Europeia, as suas políticas e instituições, deverão ficar mais conscientes dos processos de decisão, tornando-se cidadãos mais informados e participativos. Espera-se ainda que, há semelhança do ano  passado, este projeto sirva para divulgar e valorizar a Escola Básica Integrada de Água de Pau e a Região Autónoma dos Açores nas mais altas instâncias da União Europeia. Com o objetivo de divulgar os resultados está a realizar-se um documentário gravado em vídeo com o apoio da Direção Regional da  Juventude.

DL/EBI Água de Pau

(Leia a noticia completa na edição de novembro)

Categorias: EBI Água de Pau

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*