RIAC diz que quebra na prestação do serviço em Toronto não é sua

Sergio-Avila-Rede-RIAC

“Não corresponde à verdade que o serviço RIAC na Casa dos Açores de Ontário tenha estado inativo desde 2011;  Não corresponde à verdade que não tenham sido respondidos os contatos da Casa dos Açores; comprova-se que a responsabilidade da quebra na prestação do serviço, a partir de maio de 2012, não é da RIAC”.

Assim é a resposta por parte da RIAC à noticia vinda a público, por parte do PSD-Açores, sobre o encerramento do posto da rede RIAC em Toronto, no Canadá. 

Nesta nota enviada à nossa redação, a RIAC recorda que serviço da rede em Toronto, que entrou em funcionamento no dia 30 de maio de 2009, nas instalações da Casa dos Açores do Ontário, funcionou em pleno até ao dia 31 de maio de 2012, altura em deixou de poder assegurar o serviço que aí prestava em virtude da saída da funcionária da Casa dos Açores que assegurava o serviço.

De acordo com o protocolo celebrado entra a RIAC e a Casa dos Açores do Ontário, compete à Casa dos Açores disponibilizar o espaço e respetiva manutenção, bem como o funcionário para assegurar o serviço do Posto em causa, sendo que o motivo da sua saída da funcionária nada teve que ver com a RIAC ou o seu funcionamento.

Refere a RIAC que desde essa altura foram sendo feitos diversos contactos com os responsáveis da Casa dos Açores do Ontário, no sentido de disponibilizarem um novo funcionário para assegurar o serviço, conforme estipulado no protoloco, o que só veio a acontecer em agosto de 2013.

Após essa indicação, em outubro de 2013 foi dada a formação, na Região Autónoma dos Açores, ao funcionário indicado pela Casa dos Açores do Ontário, tendo este ficado em condições de assegurar a disponibilização dos serviços RIAC até ao final daquele ano nas instalações definidas para o efeito naquela Casa dos Açores.

Em finais de 2013, a RIAC contactou a Casa dos Açores do Ontário, enviando uma proposta de adenda ao protocolo vigente, visando a reabertura do posto a partir de Janeiro de 2014.

Em fevereiro do mesmo ano foi comunicada à RIAC, pela direção da Casa dos Açores, a suspensão da retoma do serviço, por imposição do Conselho Fiscal daquela entidade.

Após insistência por parte da RIAC, já em fevereiro deste ano, a RIAC recebeu uma comunicação da Casa dos Açores de Ontário referindo que, por imposição do Conselho Fiscal, seria suspensa a reabertura do serviço RIAC.

Em maio deste ano, com a nova Direção da Casa dos Açores foi reestabelecido contato com os responsáveis, no sentido de se reestruturar o serviço ali prestado e dando-lhe uma nova abrangência, refere a mesma nota.

“A RIAC reafirma o seu compromisso, como de sempre tem demonstrado, de retomar o posto e prestação de serviços em Toronto, nos termos do protocolo celebrado, continuando assim a colaborar com a Casa dos Açores do Ontário na prestação dos serviços à comunidade açoriana de Toronto”, lê-se.

DL/RIAC

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*