Novo “Guia da Pessoa com Diabetes” permitirá melhor acompanhamento dos doentes

Luis-Cabral-saude-diabetes

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o novo ‘Guia da Pessoa com Diabetes’ vai permitir um “melhor acompanhamento dos doentes e uma informação mais precisa do número de diabéticos que existem na Região”. 

Luís Cabral, que falava na apresentação deste novo guia, no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, salientou que este guia está associado a um inquérito eletrónico que, num prazo de três a quatro meses, “vai permitir ter uma informação mais clara do número de diabéticos” que há nos Açores. 

Desta forma, segundo Luís Cabral, será possível “promover uma vigilância mais adequada da patologia, prevenindo as múltiplas complicações a ela associadas”. 

O novo guia, que foi hoje enviado para todas as unidades de saúde, assinalando o Dia Mundial da Diabetes, vem substituir dois documentos que eram utilizados para o registo e identificação junto dos serviços de saúde. 

Na sua intervenção, Luís Cabral apelou às pessoas com diabetes para que respondam a uma convocatória que vai ser enviada pelas unidades de saúde de toda a Região, “para fazerem a atualização dos dados e receber este novo guia”. 

Para Luís Cabral, “qualquer que seja o número, é sempre preocupante, porque é uma doença silenciosa, não só pela doença em si, mas pelas implicações que pode causar ao nível de outras patologias, designadamente enfartes e acidentes vasculares cerebrais”. 

Nesse sentido, salientou que, normalmente, “só se percebe que temos diabetes quando se descobre uma das suas consequências”, considerando, por isso, que é “importante prevenir, até porque é uma doença que não só dá para prevenir, como dá para tratar e controlar”.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*