Biblioteca da Ribeira Grande assinala Dia da Língua Gestual Portuguesa

Ribeira-Grande-Biblioteca-lingua-gestual 

A biblioteca municipal da Ribeira Grande assinala, dia 13 de novembro, o Dia da Língua Gestual Portuguesa, efeméride que foi criada juntamente com a comissão para o reconhecimento e proteção da língua gestual portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas. 

Com esta iniciativa pretende-se informar e sensibilizar a população jovem do concelho da Ribeira Grande para as questões da comunidade surda e para a existência e valorização da língua gestual portuguesa. O momento também será aproveitado para divulgar o trabalho que ao longo dos anos tem sido desenvolvido pela Associação de Surdos da Ilha de São Miguel. 

A atividade é direcionada para alunos entre os 14 e os 20 anos que integrem o terceiro ciclo de escolaridade, o ensino secundário ou o ensino profissional. Para o efeito, decorrerão um conjunto de atividades no Teatro Ribeiragrandense a partir das 10.00 horas. 

Do programa consta a leitura de um conto e tradução simultânea em língua gestual e o ensino do vocabulário com direito a perguntas por parte da plateia. O encerramento da atividade, que terá a duração aproximada de 90 minutos, será feito com uma sessão musical.

DL/CMRG

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*