Ana Luís representa Portugal na CALRE

Assembelia-Legislativa-Açores-ALRAA

A “Transparência e Prevenção da Corrupção: Medidas a tomar na luta contra a corrupção aos níveis Regional, Nacional e Europeu” é o tema que será abordado esta sexta-feira, dia 07 de novembro, na XVIII Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), em que a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luísa Luís, representa Portugal.

As regiões europeias estão e revelam-se preocupadas com a prevenção da corrupção e com a transparência de procedimentos aos diferentes níveis: regional, nacional e europeu. Num mundo cada vez mais globalizado, as falhas dos sistemas tendem a migrar dos centros para as periferias, e a Europa procura estender o seu debate a outras regiões do globo.

Neste sentido, nesta Assembleia Plenária, a decorrer em Santiago de Compostela, vão igualmente participar, como convidados, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias, o Congresso das Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, a Assembleia Nacional do Quebeque, a Aliança dos Conselheiros Locais Japoneses, o Fórum Comunitário dos Representantes dos Conselhos Locais de Taiwán e a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

Para além de elegerem o/a Presidente da CALRE 2015, os/as Presidentes das Assembleias Legislativas Regionais vão apreciar os relatórios de atividade anual dos Grupos de Trabalho sobre Subsidiariedade, Política de Coesão, Democracia Eletrónica, Políticas Territoriais e Ambientais da União Europeia e Imigração. Vão, ainda, analisar e votar a Declaração da Galiza, assim como as propostas de alteração ao Regulamento interno da CALRE.

DL/ALRAA

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*