A importância da Arte no tratamento das dependências

 Leonardo-Sousa-Associação-Solidaried-arte-dependencias-Lagoa

“É importante que se comece a ter a consciência de que, as expressões artísticas propriamente ditas, são importantes como fatores de prevenção contra as dependências e fatores de promotores de estilos de vida saudável, sendo que se aplica no tratamento das dependências. A opinião é de Leonardo Sousa, coordenador da Associação Solidaried’Arte (Associação para a Integração pela Arte e Cultura), que marcou presença no seminário sobre dependências, realizado recentemente na Lagoa. 

“Qualquer um destes momentos em que se utiliza a arte tem de ser utilizado com a consciência do que se está a fazer, com objetivos bem definidos, com propósitos bem concertados e duma forma integrada abrangendo o ser no seu todo”, referiu. 

O coordenador da associação entende que “enquanto na questão da prevenção, a arte pode conduzir ao desenvolvimento de capacidades de resistências a comportamentos de risco, no que diz respeito ao tratamento, poderá ser utlizado como um instrumento para que a pessoa se possa encontrar consigo própria, descobrindo potencialidades que a levarão ao abandono de um percursos menos bom”, explicou. 

Segundo Leonardo Sousa, existem já situações de sucesso com a aplicação destas técnicas, casos de jovens que estavam num caminho das dependências, e através da arte conseguiram encontrar um novo rumo e que hoje são pessoas de sucesso na sociedade, e essencialmente sentem-se felizes por serem o que são.

DL

(Leia a reportagem completa na edição impressa de novembro)

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*