Secretário da Saúde corte nos doentes para “arranjar cargos para os amigos”

Artur-Lima-CDS-PP-Saude-Açores

O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, acusou, esta quarta-feira, o Secretário Regional da Saúde “de estar a cortar nos direitos” dos Açorianos para “esbanjar” “ao arranjar cargos para os amigos”, numa alusão clara ao ex-Director Regional de Saúde e ao actual responsável pelo gabinete de comunicação e imagem do Hospital da Ilha Terceira.

Numa interpelação parlamentar ao Governo sobre o Serviço Regional de Saúde (SRS), Artur Lima perguntou ao titular da pasta da Saúde “porque é que nega o acesso dos doentes ao SRS, mas se andam a contratar camaradas”, dando dois casos concretos: “O ex-Director Regional de Saúde, que foi demitido por Vossas Excelências, onde está? Que funções ocupa? Porquê e ao abrigo de que figura legal? E já agora diga aos Açorianos se também já tem um assessor, ao que parece até familiar, para o auxiliar nas funções que de ocupa agora?”, numa alusão clara à colocação daquele ex-governante no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo; O outro caso refere-se ao Hospital da Terceira, denunciando Artur Lima que “numa altura onde se corta drástica e draconianamente nos doentes, porque é que se esbanja na criação de um gabinete de comunicação e imagem no Hospital? Quem lá está? E porquê? É interessante saber porque é que foi arranjado um emprego de um dia para o outro para o senhor que lá está”.

Para o Líder Parlamentar do CDS “são estes pormenores que têm que ser explicados”, porque os Açorianos “não entendem que se lhe negue o acesso ao SRS, mas se ande a esbanjar a contratar camaradas”.

Artur Lima criticou o Secretário da Saúde por afrontar os enfermeiros çorianos quando nomeou um “amigo” que foi “demitido” de Director Regional de Saúde “e que não é dos Açores” para ocupar um cargo de responsável pela certificação da qualidade do Centro de Saúde de Angra.  

Relativamente ao gabinete de imagem e comunicação do Hospital da Terceira, Artur Lima, que não obteve respostas cabais às perguntas inicialmente formuladas, insistiu: “Anda a cortar nos reembolsos para arranjar cargos para os amigos. Não invento, nem falo por trás. Digo-lhe olhos nos olhos. Quanto ao gabinete de comunicação e imagem do Hospital é, de facto, fundamental para a certificação do hospital, mas já o é há muitos anos… A pergunta agora é porque é que só agora é que foi nomeado? Porque motivo o senhor que está neste gabinete teve que vir para os Açores? Explique! Estamos perante mais uma manobra de cargos políticos”, censurou o Presidente da Bancada Parlamentar do CDS-PP Açores.

DL/CDS-PP

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*