BE entregou proposta de referendo à incineração em Ponta Delgada e Ribeira Grande

Bloco-Esquerda-Vera-Pires-

O Bloco de Esquerda entregou nos municípios de Ponta Delgada e Ribeira Grande uma proposta de deliberação para a realização de um referendo local sobre o projecto de construção de uma central de incineração em São Miguel. As duas autarquias terão um prazo de 15 dias para reunir em Assembleia Municipal e decidir se o referendo avança ou não.

“Concorda que os órgãos do Município de Ponta Delgada sejam favoráveis à concepção e construção de uma incineradora de resíduos na Ilha de S. Miguel?” é a pergunta que o BE quer que os munícipes de Ponta Delgada e Ribeira Grande respondam.
“A escolha da incineração como solução para o tratamento de resíduos está longe de ser consensual. Esta decisão, porque afecta a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade ambiental, porque envolve investimentos muito avultados e com repercussões também ao nível económico de muito longo prazo – a avançar, a incineração será um presente envenenado para várias gerações – não pode ser tomada sem um amplo debate prévio com as populações envolvidas”, disse a deputada municipal do BE em Ponta Delgada, Vera Pires.

Os deputados municipais do Bloco de Esquerda nestes dois concelhos da ilha de São Miguel criticam o facto de os estudos que sustentam a construção de uma central incineradora em São Miguel só terem tido em conta projectos com a solução pretendida, sem terem sido consideradas opções alternativas, como o Tratamento Mecânico e Biológico – que é mais amigo do ambiente, cria mais postos de trabalho, acarreta muito menos custos, e promove a reciclagem – e querem, por isso, ouvir a opinião dos munícipes sobre um assunto que vai afectar as suas vidas nas próximas décadas.

“Porque a incineração é um negócio, com lucro para uns poucos e custos para todos, que não responde às necessidades dos cidadãos – em termos da defesa do ambiente, da saúde pública, da boa utilização dos recursos financeiros disponíveis, e porque existem melhores soluções alternativas, o BE entrega hoje esta proposta de referendo local”, concluiu Vera Pires.

DL/BE-A

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*