A escola é o principal catalizador da mudança social

Avelino-Menezes-educação-Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Ponta Delgada, que a escola é o “principal catalisador da mudança social”, uma missão que é incompatível com uma visão centrada na redução da despesa pública.

Avelino Meneses salienta que esta missão da escola pública “exige o alargamento da escolaridade durante mais tempo, para indivíduos que jamais poderão ser lesados no acesso à instrução por falta de meios de subsistência”.

Por estas razões, mais do que “a identificação de problemas” do sistema educativo, segundo o Secretário Regional, “importa sobretudo a superação de dificuldades”.

Isso acontece “necessariamente com esforço, ambição e com uma pontinha de utopia, passando – como defende Barata Moura – do estado derrotista da preocupação para o estado vitorioso da ocupação, da lamúria para a ação”, frisou Avelino Meneses.

O Secretário Regional manifestou a sua convicção de que, neste processo, os antigos alunos dos liceus dos ex-distritos dos Açores, porque “enfrentaram conjunturas mais complexas, porque nos deixaram um mundo melhor, nos ajudarão certamente a passar da lamúria para a ação”.

Avelino Meneses defendeu ainda que a escola constitui “um espaço de liberdade” e que a aposta na educação “é o melhor investimento no futuro, por ser o principal agente de inovação, que gera crescimento, por ser o principal agente de dignidade, que gera desenvolvimento”.

DL/Gacs

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*