Governo dos Açores cria eco-galardão para incentivar boas práticas ambientais no mundo empresarial

Neto-Viveiros-Eco-Escolas (1)

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou que o Governo dos Açores decidiu criar num galardão regional destinado a incentivar e premiar as boas práticas ambientais por parte das empresas regionais. 

Luís Neto Viveiros afirmou que se pretende incentivar o envolvimento dos privados no desenvolvimento de uma economia verde, através da criação, em 2015, de “um novo galardão que premeie a aplicação de boas práticas ambientais no mundo empresarial”.

Falando  no âmbito do XI Encontro Regional Ambiental e Eco-Escolas, a decorrer na ilha do Faial, Luís Neto Viveiros considerou “fulcral o investimento na implementação de parcerias, formais ou informais, no âmbito das diferentes iniciativas para mobilização da sociedade”. 

O governante destacou igualmente a importância do Eco-Escolas, um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental. 

“Este ano, houve 77 Eco-Escolas inscritas e sexta-feira vão ser galardoadas as 70 que conseguiram atingir os objetivos a que se propuseram”, afirmou, acrescentando que “também vão ser distinguidos os 18 municípios-parceiros que apoiam as Eco-Escolas, praticamente todos os municípios dos Açores, que são 19”, referiu.

O Secretário Regional endereçou, por outro lado, “uma palavra de reconhecimento” para os dois municípios que vão receber sexta-feira o galardão Eco XXI, Lajes e São Roque do Pico, salientando que se trata de “um galardão ambicioso, de difícil cumprimento, que promove a identificação e o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios”.

Para Luís Neto Viveiros, educar ambientalmente “é o maior garante que podemos ter de preservação da nossa herança natural e até do nosso modo de vida”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*