170539

O jovem aluno açoriano Bruno Ávila, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, alcançou o 9.º lugar em Iniciados Masculinos, entre 174 participantes, com o tempo de 7m49s, na Fase Nacional do Corta-Mato Escolar, que decorreu em Torres Vedras, repetindo assim a honrosa classificação obtida nesta competição no ano passado.

Ainda neste escalão, Miguel Rocha, da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, obteve a segunda melhor classificação (28.º) entre os oito alunos açorianos em competição, com 8m16s.

Elena Furk, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, classificou-se em 64.º lugar, entre 192 alunas do escalão de Iniciados Femininos, com o registo de 7m44s, numa prova em que Margarida Garcia, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou na 71.ª posição, com 7m50s.

Em Juvenis Masculinos, numa prova que contou com 178 participantes, Diogo Ribeiro, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, foi 73.º classificado, com o tempo de 12m02s, enquanto Luís Bernardo, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, ficou na 108.ª posição, com 12m26s.

No mesmo escalão, em femininos, Inês Gonzaga, da Escola Secundária Domingos Rebelo, ficou em 89.º lugar, entre 182 participantes, com 10m16s, tendo Tatiana Melo, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, sido classificada no 104.º lugar, com 10m36s.

A representação açoriana, que integrou os professores Sandra Costa, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, e Hugo Parente, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, participou também de forma ativa nas iniciativas de animação promovidas pela organização da competição.

A Fase Nacional do Corta-Mato Escolar reuniu cerca de 1.200 alunos e professores das diferentes zonas do país, tendo os alunos açorianos representado, com mérito e espírito desportivo, a ‘sua’ escola, a ‘sua’ comunidade escolar, a ‘sua’ ilha e os ‘seus’ Açores, em mais um contributo do Desporto Escolar para o seu desenvolvimento global, na corrida para o sucesso.

Esta edição do Corta-Mato Escolar registou um total de 5.448 participações nos Açores, mais concretamente 4.089 na Fase de Escola, 1.259 na Fase de Ilha, 92 na Fase Regional e 8 na Fase Nacional, tendo sido representadas 42 escolas do arquipélago.

DL/Gacs