OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Realiza-se no próximo dia 15 de março um retiro espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, orientado pelo responsável nacional do movimento Pe Manuel Antunes, que terá lugar no salão paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, em Água de Pau,  na ilha de São Miguel. 

Neste encontro alargado a toda ilha de São Miguel, que começa às 9h30 com o acolhimento, participará também, o Presidente Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, Manuel Fragoso do Mar, segundo uma nota informativa a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta feira. 

Segundo o Portal da Diocese de Angra, durante a manhã haverá uma Invocação do Espírito Santo e Oração na Igreja de Água de Pau, seguindo-se as três reflexões  previstas, com meditação da palavra. 

Da parte da tarde, às 15h30, realiza-se a Via Sacra no Monte Santo, terminando na Ermida de Nossa Senhora do Monte. Segue-se o Terço – com os Mistérios dolorosos- e a exposição do Santíssimo Sacramento. O retiro terminará com a celebração eucarística às 18h00. 

No dia 16 de março, pelas 10h00, o Pe Manuel Antunes partilhará com as crianças da catequese a mensagem de Fátima, seguindo-se a Eucaristia, pelas 11h00. Uma hora e meia depois, ás 12h30, será celebrada uma missa com crianças e adultos na Igreja de São José da Ribeira Chã.

Às 17h30  realiza-se um encontro dom os Romeiros de São Miguel, no Salão paroquial de Água de Pau, durante o qual se fará uma reflexão sobre o sentido da Romaria Quaresmal à luz da mensagem de Fátima, tendo em conta a Oração, Penitência e Conversão, seguindo-se a celebração da Eucaristia, com a participação dos Romeiros e com o Compromisso de Romeiro.                                                        

No dia 17, às 10h30, haverá a celebração da Eucaristia  para os doentes   da Ouvidoria da Lagoa, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos , e com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e outras instituições. Às 19h30, realiza-se o encontro na Igreja Paroquial de Santo António, da Ouvidoria de Nordeste.                                                       

No dia 18, às 17h00, celebrar-se-à a Eucaristia para os doentes na Paróquia do Bom Jesus de Rabo de Peixe.  

O Movimento da Mensagem de Fátima, que está presente em todas as dioceses do país, incluindo as das regiões autónomas, remonta a 1926, altura em que o cónego Manuel Formigão criou a “Associação de Nossa Senhora do Rosário” cuja finalidade era ajudar os seus membros a “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima”.

Passados dois anos o Bispo de Leiria transformou-a na Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aprovando os seus Estatutos e em 1934, o Episcopado português, reunido em Assembleia Geral no Santuário de Fátima, aprova os primeiros Estatutos que transformam esta Confraria na “Pia União dos Cruzados de Fátima”. Em 1984, altera-se de novo o seu nome para Movimento dos Cruzados de Fátima e só dez anos mais tarde, em 1994, é que fica consagrado o nome de Movimento da Mensagem de Fátima.

Mensagem de Fátima “é um convite e uma escola de salvação,  iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917), tendo sido vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta”, diz a página oficial do Movimento .

A mensagem de Fátima sublinha a necessidade da conversão permanente, da oração e do sentido da responsabilidade coletiva bem como a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado.

Oração, Peregrinos e Doentes são Campos de Pastoral que o Movimento assume ao procurar entender os pedidos de Nossa Senhora em Fátima e as manifestações dos primeiros peregrinos que acorriam à Cova da Iria.

DL/Portal da Diocese