PastagemArrifes@RA

Os Açores vão receber um total de 77 milhões de euros anuais no âmbito do POSEI-Agricultura, anunciou a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, que vai, até julho, apresentar à Comissão Europeia a nova arquitetura proposta para utilização das verbas.

Depois de ter assegurado a manutenção do envelope financeiro atribuído a este programa, num período de forte contenção dos orçamentos a nível comunitário, o Governo dos Açores, e no âmbito do processo de auscultação dos parceiros do setor, vai manter a defesa de uma maior flexibilidade do POSEI, possibilitando a cada Região estabelecer as medidas de apoio mais ajustadas à sua realidade.

O POSEI, comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), prevê medidas e apoios diretos à produção regional.

Este programa, que tem registado uma adesão significativa dos Agricultores Açorianos, atingiu uma taxa de execução perto dos 100 por cento nos Açores em 2012/2013, o que atesta bem a sua importância no desenvolvimento da Agricultura, na rentabilidade das explorações e no aumento da competitividade.

DL/GaCS