2117 (1)

O abandono e o insucesso escolar vão ser tema de um evento nacional, que será realizado proximamente com a participação da República e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. 

A iniciativa foi  anunciada no Funchal, no final de uma reunião conjunta dos secretários de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, e do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, com os secretários regionais com a tutela da Educação nos Açores, Luiz Fagundes Duarte, e na Madeira, Jaime Freitas. 

Nesta “reunião de discussão política”, como foi classificado o encontro, foram debatidas temáticas educativas “de interesse comum”, salientando-se “a sintonia existente entre as Secretarias de Estado e as Secretarias Regionais nas diversas matérias, tomando em conta cada uma das especificidades”.  

Nesta reunião conjunta, a segunda que se realiza nos últimos três meses, foram subscritos dois protocolos pelos participantes. 

Um dos protocolos, celebrado entre a Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar e as Secretarias Regionais de Educação da Madeira e dos Açores, refere que as partes “se comprometem reciprocamente a conferir aos docentes de carreira oriundos do continente um tratamento igual, quanto à mobilidade interna, ao que agora se estabelece para os docentes pertencentes aos seus quadros”.

O segundo protocolo assinado visa “implementar o acordo celebrado em 20 de novembro de 2013, constituindo uma equipa com elementos de todas as partes para proceder ao estudo da educação especial, nos seus vários domínios e diversas valências”. 

A equipa a constituir deverá apresentar um relatório do trabalho desenvolvido no prazo de 60 dias.

DL/GaCS

Share