Está patente ao público, até dia 31 de julho, na Casa da Cultura Carlos César, cidade de Lagoa, a exposição “Açores no Artesanato”.

Trata-se de uma exposição onde estão expostas peças artesanais, correspondentes aos três grupos que constituem o arquipélago dos Açores, desde Santa Maria ao Corvo.

O objetivo incide em promover, divulgar e valorizar o artesanato açoriano, dando assim a conhecer a singularidade e a riqueza das artes artesanais insulares que constituem um importante espólio artístico de indubitável valor cultural.

A exposição está dividida em dois pisos, e por diversas salas, onde se podem encontrar desde registos de Santo Cristo, peças confeccionadas em lã, olaria, bordados, peças em miolo de figueira, rendas, artefactos construídos em chifres de animais, cestaria, cerâmicas, trabalhos em escamas de peixe, entre outros.

Durante a exposição, e como forma de dinamizar e promover o artesanato na Lagoa, a autarquia lagoense, irá promover o workshops.

A exposição “Açores no Artesanato”, é uma iniciativa do Núcleo Cultural da Câmara Municipal de Lagoa, que pretende evidenciar as diferentes tradições açorianas que marcaram a identidade cultural da região e que outrora demarcaram o quotidiano açoriano e que hoje são consideradas relíquias.

DL