Foram várias as  atividades que decorreram na Praça de Nossa Senhora do Rosário na Lagoa, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril.

Tratou-se de uma uma iniciativa da autarquia lagoense para assinalar o feriado nacional alusivo ao Dia da Liberdade, que foi diversificado com um programa sócio cultural, sendo que o dia 25 de Abril, invoca os princípios do estado democrático de igualdade, justiça, fraternidade e liberdade, verdadeiros obreiros da revolução dos cravos que veio ditar o desenvolvimento que se fez sentir até aos dias de hoje, nomeadamente no Concelho da Lagoa.

Como forma de assinalar a data, o Cine Teatro Lagoense Francisco D´Amaral Almeida recebeu a Exposição “Poesia e Resistência”.

Já a Praça de Nossa Senhora do Rosário, acolheu uma mostra de artesanato e gastronomia típica e tradicional da cidade de Lagoa, bem como uma exposição de cravos, como referência ao maior símbolo alusivo a esta data.

Houve ainda espaço para uma zona intitulada “Arte Viva na Praça”, com animação de insufláveis, pinturas faciais, moldagem de balões e painel “espresaA®-TE”.

Durante a tarde, a animação musical esteve a cargo do Grupo de Cantares de Santa Cruz, que entou canções de abril, finalizando a noite com o concerto da Banda Nova Geração, que contou com a presença da jovem micaelense Mariana Rocha.

Foram cerca de 5000 pessoas que encheram a Praça de Nossa Senhora do Rosário para assistir ao concerto da Mariana Rocha integrado nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Antes do início do espectáculo, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, acompanhado da Vice Presidente subiram ao palco para a prestação de uma simples homenagem à finalista do concurso Factor X por parte do município Lagoense.

Na altura, João Ponte referiu que “só teremos um verdadeiro 25 de Abril quando todos os lagoenses tiveram acesso a uma habitação condigna e a um trabalho, pelo que todos temos que lutar por estes objectivos. O exemplo da Mariana Rocha, que já nasceu na democracia, de luta e determinação deve ser inspirador para todos nós neste momento conturbado que vivemos”.

João Ponte e Cristina Decq Mota presentearam a jovem artista com um ramo com 40 cravos, a medalha comemorativa da elevação da Lagoa a cidade e um passe de livre trânsito para acesso ao Aquafit e Complexo de Piscinas da Lagoa.

DL/CML